Com a explosão da grande crise dos refugiados, 4 diretoras sentiram a necessidade de retratar e aproximar do público questões do universo feminino das mulheres em situação de refúgio.
Desse sentimento surgiu “A Mulher em Travessia”, um filme que aborda as nuances do processo de acolhimento e integração das refugiadas, dando voz às suas vivências e seus pontos de vista sobre o lugar da mulher tanto aqui como em seus países de origem. Através de depoimentos, o curta deixa claro que embora a violência contra a mulher não conheça fronteiras, também é ilimitável a força de superação feminina.
A dinâmica encontrada para pelas diretoras para adentrar no universo dessas mulheres foi a criação de uma oficina de cartas, onde as mulheres em situação de refúgio foram convidadas a escrever e dar voz aos seus sentimentos . O curta-metragem foi então construído a partir de trechos dessas cartas, escritas em anonimato por mulheres de diferentes nacionalidades, acolhidas na cidade do Rio de Janeiro.
“A Mulher em Travessia” foi apresentado pela primeira vez no Rio de Janeiro, 09 de Dezembro (2016) – no marco da campanha internacional “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. Um evento, que contou também com depoimentos e debates, promovido pela ACNUR – Agência da ONU para Refugiados e a Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro em parceria com o coletivo feminista “Não Me Khalo”.
Entrevistada pela Agência Brasil, Luciana Salvatore, explicou o processo de criação do filme:
“A ideia era que essas mulheres pudessem expressar, por meio da carta, seus sentimentos mais profundos, mais íntimos. O filme passou pela nossa necessidade de conhecer essas mulheres e ir ao encontro delas para entender o universo do sentimento mais íntimo que é nosso, que é delas, de todas as mulheres. É um trabalho de acolhimento, não violência e superação dentro do universo feminino. A violência contra a mulher é sempre semelhante no sentimento. Uma mulher violentada terá o mesmo sentimento em qualquer parte do mundo”.
Título: A Mulher em Travessia
Direção e Produção: Emanuela Pinheiro / Luciana Salvatore / Mariana Abate / Raquel Monteiro –
Ano: 2016
Duração: 16 min
Festivais:
Imprensa/Palestras:
PUC – http://www.iri.puc-rio.br/evento/detalhe/170
http://www.iri.puc-rio.br/noticia/detalhe/819
IESP-UERJ: http://www.iesp.uerj.br/evento/iii-semana-discente-iesp-uerj-3/
https://artebrasileiros.com.br/mundo/violencia-contra-a-mulher-e-um-dos-principais-motivos-de-pedido-de-refugio-de-imigrantes/